Brasil liderou a região em rentabilidade no ano passado com um lucro de US$ 7,319 bilhões
O mercado de seguros na América Latina alcançou a marca de US$ 203,354 bilhões em 2023, representando um crescimento expressivo de 17,1%, de acordo com um estudo divulgado pela MAPFRE Economics, divisão de pesquisas e análises do Grupo MAPFRE. O avanço foi impulsionado por fortes desempenhos nos setores de automóveis e do segmento não-vida, além dos produtos de investimentos e previdência no segmento de vida. Países como Brasil e México desempenharam um papel central nesse crescimento, com o Brasil liderando a rentabilidade regional, alcançando um lucro de US$ 7,319 bilhões.
O relatório apontou que, em termos de moeda local, a maioria dos países latino-americanos experimentou crescimentos reais. Brasil e México se destacaram como os principais motores da rentabilidade na região, com o México alcançando um lucro de US$ 3,743 bilhões. Outros mercados relevantes, como Argentina, Colômbia e Peru, também contribuíram para a melhora do setor. No entanto, países como El Salvador e Colômbia registraram quedas de 9,3% e 4,1%, respectivamente, medidos em termos reais.
Apesar de um crescimento econômico mais moderado na América Latina, cujo PIB avançou apenas 2,2% em 2023, o setor segurador registrou um desempenho robusto. Tanto os segmentos de vida quanto de não-vida cresceram em igual proporção, com destaque para o seguro de automóveis, que apresentou um aumento de 21,9% nos prêmios, e para os seguros contra incêndios, que cresceram 24%. No segmento de vida, a previdência privada e os produtos de investimentos foram os que mais se destacaram, beneficiados pelas altas taxas de juros, gerando um crescimento de 17,6% nos prêmios.
Outro ponto relevante destacado pela MAPFRE Economics é o potencial do mercado segurador na América Latina. A estimativa é que o setor tenha capacidade de alcançar US$ 504,7 bilhões, o que representa 2,5 vezes o tamanho atual. A maior diferença está no setor de seguros de vida, com uma lacuna de proteção de US$ 301,3 bilhões, evidenciando a subutilização de seguros pela população.
A densidade dos seguros na América Latina também apresentou crescimento, atingindo US$ 324,3 por pessoa, o que representa um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior. Desse valor, US$ 187,1 são referentes ao segmento não-vida e US$ 137,2 ao de vida. Além disso, o índice de penetração dos seguros na região subiu para 3,1%, um aumento em relação ao ano anterior, embora ainda distante de mercados mais maduros.
A íntegra do estudo pode ser acessado aqui
Sobre a MAPFRE – No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. No primeiro semestre de 2023, suas receitas globais atingiram 17 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.
Fonte: Editora Roncarati
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